Ponto de ônibus com energia solar é inaugurado em Suzano



No último mês, julho, foi inaugurado na cidade de Suzano, estado de São Paulo, um ponto de ônibus abastecido por energia solar. Esta novidade foi possível por uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada.



Suzano, município localizado a, aproximadamente, 80 quilômetros da cidade de São Paulo, acaba de inaugurar um ponto de ônibus abastecido por energia solar. Isso aconteceu pela parceria criada entre o poder público e a iniciativa privada e, assim, está sendo possível viabilizar a instalação de abrigos abastecidos por energia solar fotovoltaica, a qual é usada para a iluminação e para as tomadas da estrutura.

Este foi o primeiro ponto de ônibus com energia solar a ficar pronto, porém , já há mais quatro estruturas previstas no projeto da parceria, o qual visa transformar o cenário urbano da cidade com a utilização de tecnologias sustentáveis nos espaços públicos. O ponto de ônibus inaugurado fica na estrada do Pavoeiro, no bairro Clube dos Oficiais, distrito de Palmeiras.

A nova estrutura possui 25 metros quadrados, dois geradores de energia solar instalados, com uma potência total de 150 watts, um grande painel para publicidade da empresa que patrocinou o projeto, um mapa com informações importantes e um sistema de alarmes, para inibir o vandalismo. O ponto de ônibus já está aberto para uso, porém, ainda está em fase de testes de funcionamento.