Países que mais utilizam energia solar no mundo



Cada vez mais a energia solar se destaca como uma fonte alternativa para a produção de energia elétrica, já que gera muita energia mesmo nos países mais frios. Por isso, muitos governos estão investindo na energia solar para diminuir os custos e impactar menos o meio ambiente.



 

Segundo dados colhidos no mês de janeiro de 2017, a China é o país que mais utiliza energia solar no mundo com captação de 78100 Megawatts, o pais que ficou em segundo lugar foi o Japão, com 42800 Megawatts, seguido pela Alemanha, em terceiro lugar e com captação de 41200 Megawatts, já em quarto lugar no ranking ficou os Estados Unidos, com 40300 Megawatts, em quinto a Itália, com 19300 Megawatts, seguido pelo Reino Unido com 11,6 MW e, em sétimo lugar, ficou a Índia, com captação de 9 mil MW. Já o Brasil, como possui uma captação de energia solar ainda muito baixa, não apareceu na listagem.

Em relação aos investimentos para captar energia solar, do ano de 2004 até o ano de 2015, já foram investidos 2,3 trilhões de dólares em todo o mundo, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, sendo que no ano de 2015 a quantidade de dinheiro investido foi recorde, pois foram mais de 280 bilhões de dólares. Como o Brasil está crescendo na produção de energia renovável, a expectativa é que até 2018 o país entre na lista dos 20 países que mais utilizam energia solar no mundo.