O Estado que mais utiliza energia solar no Brasil é Minas Gerais



No momento, o Estado de Minas Gerais é o Estado brasileiro que possui maior número de microusinas e miniusinas de energia solar instaladas em telhados de residências e empresas e, por isso, se destaca na geração fotovoltaica distribuída.



No ano de 2012 foi regulamentada pela Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, a microgeração de energia solar. A resolução da Agência permite que os consumidores instalem painéis solares nas residências e, assim, gerem a sua energia elétrica. De acordo com uma pesquisa sobre a política de incentivo à microgeração de energia, realizada no ano passado, o Brasil completou cinco mil instalações deste tipo, ou seja, 47 mil quilowatts instalados de potência. E, muitas desta quantidade de instalações para captar energia solar, estão localizadas no Estado de Minas Gerais.

Atualmente, são 330 sistemas que geram energia solar em Minas Gerais, aproximadamente 20% de todos os sistemas instalados no Brasil. A cidade de Uberlândia é a que possui mais destes sistemas no país, além das cidades de Belo Horizonte, Sete Lagoas, Betim e Montes Claros, que também possuem muitos painéis solares para a captação de energia solar fotovoltaica. Pelo Estado ter sol o ano todo, a empresa multinacional espanhola Solatio, investirá 3,4 bilhões de reais na produção de energia solar em Minas. E, uma das principais razões deste Estado ter muita produção de energia solar, é por causa do fim da dupla tributação, ou seja, o término da cobrança dobrada de energia solar.