Mineiros investem em energia solar para economizar na conta de luz



No Brasil, o Estado de Minas Gerais é o que mais possui equipamentos para a captação de energia solar, totalizando 3540 sistemas instalados, de acordo com dados da Absolar, Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica.



 

Segundo o diretor da Facilita Energia Solar Soluções, Geovane Câmara, as pessoas começaram a buscar energia solar para o próprio consumo, já que é uma forma sustentável e limpa de obter eletricidade, além de oferecer economia na conta de luz e evitar os danos à natureza. Atualmente, o investimento nos sistemas de captação de energia solar saem baratos, se pensarmos que o sistema irá garantir a eletricidade de toda uma família, a qual poderá, ainda, compartilhar o excedente com outras pessoas. Estes equipamentos são instalados em telhados e quintais e diminuem a conta de energia elétrica.

O Ministério de Minas e Energia acredita que até o ano de 2026 haverá uma expansão de 125% nos sistemas de energia solar fotovoltaica. Minas Gerais, por sua vez, é o Estado brasileiro que mais possui investimentos na área das megausinas solares e na quantidade de  sistemas de microgeração e minigeração de energia solar. Mas, para aumentar ainda mais a quantidade de pessoas gerando sua própria energia limpa, o governo do país precisa liberar mais linhas de crédito para as pessoas físicas, possibilitando que elas comprem o sistema necessário para captar a energia solar. Conforme informação da Absolar, quem lidera a utilização de energia solar fotovoltaica no Brasil é o consumidor residencial, que representa 42% de toda a potência do país.