Maceió tem barracas de praia com placas de energia solar



Quatro estudantes do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) fizeram a instalação de placas de energia solar em guarda-sóis localizados na praia da orla de Maceió, capital de Alagoas.



Estes estudantes de eletroeletrônica instalaram as placas solares em guarda-sóis com o intuito de permitir que as pessoas possam desfrutar de um passeio na praia e tenham onde carregar seus celulares ou, até, ligar caixas de som, utilizando apenas a energia solar para isso, a qual não prejudica o meio ambiente. Segundo o professor dos responsáveis pelo projeto, a ideia surgiu de uma pesquisa sobre o que os barraqueiros necessitavam. Sendo assim, com a parceria de um comerciante da praia o projeto pode ser realizado, já que este comerciante possui guarda-sóis e cadeiras para alugar.

Os painéis instalados nos guarda-sóis possuem 20 centímetros e foram grudados na parte externa do equipamento. Com a energia solar usada nestes guarda-sóis as pessoas poderão desfrutar de energia na praia preservando o meio ambiento. Esta novidade está deixando os frequentadores da praia muito satisfeitos, já que eles não correm o risco de ficar sem poder usar seus celulares, item indispensável para muitos nos dias atuais. Quando há sol forte, a energia captada pelas placas solares dos guarda-sóis podem manter os eletrônicos carregando por um dia inteiro.