Laboratório de sistemas fotovoltaicos é inaugurado pelo Cepel



O Cepel inaugurou, recentemente, um laboratório de sistemas fotovoltaicos, o qual conta com um simulador solar e uma grande área útil para ensaios, podendo testar qualquer módulo fotovoltaico comercializado no mercado.



O CEPEL (Centro de Pesquisas de Energia Elétrica), o qual é o maior centro de pesquisas de energia elétrica de toda a América Latina, inaugurou o Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos – Simulador Solar (LabSol) no dia 25 de outubro de 2019. O diferencial que este laboratório oferece é uma área útil de ensaio considerada a maior do Brasil, além da melhor classe de exatidão do mercado mundial, o que proporciona confiança aos resultados dos ensaios.

Este laboratório foi resultado de uma parceria do Cepel com a Petrobrás, que investiu, aproximadamente, um milhão de reais para obter o simulador solar, equipamento que oferece iluminação com as mesmas características da luz solar natural e que funciona em uma instalação de teste que possui abrigo e condições controláveis. O LabSol está apto para executar projetos de P&D para os setor e fazer ensaios que são exigidos pelo Inmetro, com o intuito de atender ao Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE).