Janelas inteligentes podem captar energia solar



Em busca de um mundo mais sustentável, cada vez mais cientistas criam novas formas para captar as energias renováveis e tornar esta atitude mais acessível e prática. É o caso da janela inteligente, que pode captar energia solar e, ainda, mudar sua opacidade conforme os raios solares do momento.



Esta nova invenção foi criada por uma equipe de engenheiros da Universidade da Alemanha Friedrich-Schiller e, esta janela que capta luz solar, promete revolucionar o mercado do setor. Já que o produto é muito funcional, além de possuir o design da Linha de Fluidos Wide-Area – LaWin, que tem uma tecnologia com suspensão fluida de partículas de ferro, a qual compõe a janela em vários canais verticais, permitindo, desta forma, que seja alterada a opacidade da mesma e que ela absorva e distribua o calor do local.

Como a claridade do ambiente é controlada do pelo interruptor que arrasta as nano partículas do ferro, a janela acaba oferecendo muita economia, além do fato de captar a luz solar e transformá-la em energia elétrica. Esta janela também pode ter um sistema de ar condicionado interno, que fará o ambiente ficar resfriado apenas com a energia solar captada. Quem desejar obter as janelas inteligentes deverá esperar até 2019, ano em que as janelas começarão a ser comercializadas, e, para instalá-las, os painéis LaWin deverão ser integrados aos vidros, que já são feitos com a tecnologia necessária para esta instalação.