Google fará todas suas operações com energias renováveis



A empresa Google divulgou seu objetivo para este novo ano, 2018: ter todos os seus data-centers e escritórios utilizando somente energias renováveis, já que desde o ano de 2010 a empresa investe em energia solar e eólica.



 

Segundo o próprio Google, esta empresa gera mais de 2,6 gigawatts de energia elétrica no mundo, sendo cada gigawatt o suficiente para o consumo de 1,5 milhão de pessoas, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica. A razão principal desta iniciativa foi a redução nos valores das energias renováveis, chegando de 60% a 80% a baixa nos preços e, por isso, a Google investiu mais de US$ 3,5 bilhões na infraestrutura de energia. Desta forma, a empresa se tornou a maior compradora de energia limpa de todo o mundo.

O benefício das fontes renováveis de energia elétrica é de não poluir, já que não emitem gases de efeito estufa. Para o Google, a melhor opção é a energia solar fotovoltaica, pois tem menores mudanças de preço, o que permite que ela seja mais econômica do que os outros tipos de energia. Segundo a empresa, nos seis anos anteriores, a energia eólica teve uma redução de 60% no seu valor, enquanto o preço da energia solar caiu em 80%, o que mostra que as energias renováveis estão ficando cada vez mais baratas e acessíveis.

A meta em longo prazo da Google será mostrar muitos resultados positivos para o meio ambiente e para a própria empresa e, assim, incentivar outros empreendimentos a tomarem esta iniciativa, colaborando com o desenvolvimento da indústria.