Fotossíntese semi-artificial com energia solar é criada por cientistas



Cientistas criaram fotossíntese semi-artificial utilizando a energia solar para gerar combustível. Estes pesquisadores são estudantes da Universidade de Cambridge, localizada no Reino Unido.



Para conseguir transformar a energia solar em combustível, os cientistas usaram a luz do sol para tirar hidrogênio da água, o que pode se tornar uma fonte inesgotável de energia sustentável. Com esta descoberta, foi possível perceber o avanço na procura por novas alternativas de usar e aproveitar todo o poder da energia solar.

O novo método foi nomeado como fotossíntese semi-artificial pelos cientistas da faculdade britânica, já que o método consiste em separar a água em hidrogênio e oxigênio, como acontece na fotossíntese das plantas. Para conseguir o resultado desejado, os pesquisadores fizeram uso de tecnologia e misturaram componentes biológicos. A fotossíntese artificial já é estudada e pesquisada há muito tempo, porém, pelo alto custo dos materiais necessários, nunca a utilizaram para gerar energia elétrica limpa.

Esta nova invenção tem como objetivo principal achar maneiras de armazenar e produzir energia solar. E, de acordo com os cientistas, nem a fotossíntese natural é capaz de absorver mais luz do sol do que este novo método.