Estudante da UFPB criou filtro de água abastecido por energia solar



Nickson Eduardo, um estudante de engenharia de energias renováveis da UFPB, Universidade Federal da Paraíba, localizada em João Pessoa, desenvolveu um filtro e refrigerador de água que funciona usando a energia solar.



Foram dois anos de muito trabalho e pesquisa para finalizar este projeto, o qual tem o objetivo de ajudar as comunidades ribeirinhas, indígenas e o sertão da Paraíba, onde as pessoas tem dificuldade de acesso à água potável. De acordo com Nickson, para este filtro e refrigerador funcionar por 24 horas, é necessário uma placa solar de 60 centímetros por 20 centímetros, além de 4 a 5 horas de sol por dia, sendo que o filtro tem 99,9% de eficiência quando o assunto é a limpeza da água.

O diretor de pós-graduação Reinaldo Lucena, que também foi o orientador do estudante, informou que irão implementar este filtro no Campus I da UFPB para, assim, mostrar à todos a eficiência desta invenção. Pelo mundo já são vários os projetos que existem para purificar a água utilizando a energia solar, como em Manaus, por exemplo, onde existe um aparelho purificador de água abastecido por energia solar, o Água Box, que foi desenvolvido pelo pesquisador Roland Ernest Vetter. Este aparelho consegue purificar 400 litros de água a cada hora e é composto por uma lâmpada ultravioleta que dura, aproximadamente, 10 mil horas.