Embarcações movidas à energia solar podem chegar ao Brasil



Em alguns países já estão sendo utilizados os motores de embarcações que são movidos à energia solar. Estes motores são elétricos e alimentados através de baterias, as quais são carregadas por painéis solares.



A boa notícia é que esta nova tecnologia pode estar chegando ao Brasil nos próximos cinco a dez anos e, assim, o país estará no nível de países como França e Suíça, que, atualmente, são as líderes no uso e desenvolvimento de embarcações que não geram muita poluição. O principal intuito das embarcações solares é diminuir a poluição, por isso o uso da energia solar, já que ela possibilita uma enorme redução na contaminação da água e na emissão de gases de efeito estufa. Alguns países da Europa já estão estudando a proibição de barcos de propulsão com sistema de combustão, para evitar a poluição de lagos e rios, quando os combustíveis vazam.

Além de contribuir com o meio ambiente, os barcos movidos à energia solar proporcionam muita economia aos seus proprietários. O Brasil é um país que sai em vantagem quando o assunto é energia solar, pois a incidência do sol é muito maior do que nos países da Europa. Portanto, o Brasil seria um ótimo lugar para receber as embarcações solares. Várias pesquisas já estão sendo realizadas para melhorar os projetos dos barcos movidos à energia solar para, desta forma, levar segurança aos interessados em investir neste tipo de embarcação.