Dessalinização através de energia solar é testada na África do Sul



Um equipamento que produz 3.500 litros de água potável por hora e, ainda, filtra o recurso está sendo testado na África do Sul. A novidade é que esta tecnologia é abastecida através de energia solar.



A empresa Solar Water Solutions, uma startup finlandesa, está fazendo testes em uma nova tecnologia, a qual é abastecida por energia solar e transforma a água salgada do oceano Atlântico em água potável. Este projeto foi implementado em uma cidade costeira da África do Sul e está sendo realizado dentro de um contêiner de carga, que possui painéis solares, localizado próximo à praia.

A dessalinização é considerada uma osmose reversa pela empresa e, se a nova tecnologia for usada em larga escala, poderão ser abastecidas diversas residências e plantações com a água potável, o que seria uma ótima notícia para a região, que passa por uma seca prolongada. Este sistema criado pela Solar Water Solutions não é uma novidade, porém, seus diferenciais têm muita importância, como o uso da energia solar para o funcionamento do equipamento, o que evita a emissão de dióxido de carbono e oferece muito mais economia.

De acordo com informações da empresa finlandesa, o projeto é pequeno, porém, pode produzir 3.500 litros de água potável a cada hora, além de filtrar a água com a utilização de uma membrana que faz a remoção de bactérias, vírus e de outros agentes contaminantes.