Contas de luz encarecem em maio



Neste mês, maio de 2019, as contas de energia elétrica ficarão mais caras, pois a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou que maio terá a bandeira amarela.



As faturas de energia elétrica ficarão mais caras neste mês, maio, pois a Aneel estipulou a bandeira amarela para as tarifas do mês, o que significa um aumento de 1 real para cada 100 kWh gasto. Desde o mês de dezembro de 2018 até abril deste ano a bandeira verde estava em vigor, na qual não há cobranças de taxa extra.

O que faz com que a bandeira tarifária mude são dois fatores: o preço da energia no mercado de curto prazo e o nível dos reservatórios das hidrelétricas, que é medido pelo indicador de risco hidrológico. Assim, segundo a Aneel, em maio começam as secas nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional, o que faz com que a mudança da bandeira tarifária da conta de luz seja necessária. No dia 31 de maio a Aneel deverá anunciar qual bandeira tarifária estará em vigor no mês de junho de 2019.