As empresas Engie e Enel poderão iniciar operações de usinas solares no Nordeste do Brasil



De acordo com informações dadas ao Diário Oficial da União pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), as empresas Enel Green Power e a Engie estão autorizadas a começar uma operação comercial em sete usinas solares na região Nordeste do país.



A Engie iniciará a geração de energia solar pela sua controladora Solairedirect nas usinas Solaire Floresta I, II e III, que ficam em Areia Branca, no Estado do Rio Grande do Norte. Porém, a empresa também já está autorizada a operar o parque solar Assu V, em Açu, também no Rio Grande do Norte. Já a Enel recebeu autorização para operar as usinas Ituverava 4, 5 e 6, que ficam em Tabocas do Brejo Velho, no Estado da Bahia.

Todas estas localizações das usinas são estratégicas porque tem alto índice de radiação solar. Ao todo, são 16 projetos de usinas solares em operação na região Nordeste do Brasil e outras novas usinas que terão suas instalações no decorrer do ano.  Estes projetos de energia solar devem incentivar e estimular o uso desta energia renovável na região, além do Banco do Nordeste estar, desde o ano passado, oferecendo aos seus clientes uma linha exclusiva de financiamento para a implantação de projetos de micro e minigeração de energia solar.

O Nordeste brasileiro está se destacando por usar fontes renováveis de energia, pois também é considerado o maior polo de produção de energia eólica do país.