Agricultores da Paraíba tem mais qualidade de vida pela energia solar



O governo do Estado da Paraíba junto à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) fazem muitos eventos para diminuir as despesas de energia elétrica e aumentar a produção dos agricultores sem que prejudique o meio ambiente.



Estes eventos têm também como meta incentivar que as famílias de agricultores do Estado participem do Programa de Energia Solar, o qual pode ser utilizado para a irrigação e mais tecnologias do campo. Com a instalação dos sistemas para captar energia solar fotovoltaica no setor agrícola, os produtos se valorizam, o que traz mais qualidade de vida para o campo. Já são três os projetos finalizados no Estado da Paraíba, dois no assentamento Antônio Conselheiro, em São Miguel de Taipu e o terceiro no assentamento Nova Vida, em Mogeiro.

Segundo Paulo Emílio de Souza, coordenador regional da Emater, já são quatro os projetos de energia solar fotovoltaica On Grid instalados e, como este sistema é ligado diretamente na rede de energia elétrica, eles conseguem atender todas as propriedades, além de algumas unidades de agricultores que consomem eletricidade. Até o momento, são cinco projetos em andamento que incluem 170 mil reais de recursos. De acordo com o presidente da Gestão Unificada, Nivaldo Magalhães, estes projetos de energia solar trarão melhor qualidade de vida aos agricultores, já que eles poderão ter uma renda maior, e melhor qualidade de produção dos seus produtos, o que também trará mais lucratividade.